Loading...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NA ESCRITA

Desenvolvimento do aluno na escrita


Atividade utilizando fábulas

Caro professor, essa aula tem como objetivo verificar o nível de conhecimento que o aluno tem das letras e de seu som inicial.

Duração: Aproximadamente 2 horas

Sugerimos as seguintes etapas para o bom desenvolvimento da atividade proposta:

Preparação

Você poderá escolher uma fábula contada na sua região e fazer as adaptações necessárias. Providenciar uma cópia da fábula para cada aluno e cartolinas ou saquinhos de pão. Antes de iniciar esta atividade, faça com os alunos fantoches e cenários com gravuras adequadas ao texto, colando-as em cartolinas ou saquinhos de pão, quando forem colados em cartolinas sugerimos que façam o fantoche no palito de picolé, facilitando o manuseio.
Outra sugestão: Providencie 26 caixas de sapato ou mesmo saquinhos de plástico transparentes, um para cada letra do alfabeto incluindo também as letras (K, W e o Y). As cartelas do alfabeto ilustrado seguirá em anexo para servir de modelo. Após confeccionada cada caixa com sua devida letra do alfabeto, coloque-as exposta em um cantinho da sala ou mesmo na parede caso a sua opção seja o saquinho plástico em ordem alfabética, este material deve estar ao alcance das crianças e é chamado de ALFABETO CONCRETO.

Motivação dos alunos para continuar com a atividade:

Entregue uma cópia da fábula para cada criança. Peça que elas acompanhem a sua leitura. Os alunos devem estar segurando seus fantoches e cenários feitos anteriormente. Explique que, enquanto você lê a história, eles devem estar atentos. Quando você falar o nome da personagem ou do objeto que eles seguram, eles devem levanta-los e mostrá-los para todos. Outra sugestão para trabalhar a oralidade é pedir aos alunos que contem a fábula com sua palavras. Mostrando os fantoches.

Início da atividade com o alfabeto concreto.

Após a leitura da fábula, converse com os alunos sobre o alfabeto. Mostre as caixas (ou saquinhos) com as letras. Fale para eles que todas as palavras iniciam por uma letra do alfabeto. Convide-os para colocar as figuras dos personagens e objetos da fábula dentro da caixa ou saquinho, de acordo com a letra que começa. Chame um aluno de cada vez; faça a atividade pedindo a colaboração de todos. Cada vez que a turma descobrir a letra coloque a figura dentro da caixa.

Desenvolvimento da atividade

Distribua outros objetos ou figuras de materiais conhecidos pelos alunos para colocar na caixa do alfabeto.
Outras sugestões que podem ser trabalhadas:
Construam uma lista de material escolar por exemplo: peça para que eles pesquisem as figuras e recortem, e depois para selecionarem de acordo com a letra inicial dentro da caixa
Pode-se trabalhar com, brinquedos, moedas, chave entre outros objetos.

Término da atividade

Essa atividade não precisa começar e terminar em uma aula. O trabalho com o alfabeto concreto pode ser feito durante todo o ano. O professor pode sortear duas letras por semana e pedir que os alunos tragam objetos de casa para colocar dentro das caixas

Avaliação
Ao longo de todo o processo de alfabetização os alunos precisam ser avaliados, é importante que o professor tenha a prática de observação e registro.
Observe e anote as letras que os alunos têm mais dificuldade de reconhecer. Assim, pode-se planejar melhor outras aulas para trabalhar as letras não reconhecidas.

Ampliação

Durante todo o processo de alfabetização, o professor pode continuar trabalhando com o alfabeto concreto, e objetos trazidos pelas crianças, vão sendo colocados dentro da caixa, possibilitando outras atividades como: Fazer listas, escrever histórias, ditado para trabalhar a formação de palavra, junção de sílabas iniciais para formar outras palavras, utilizando o alfabeto móvel individual.

Adaptando

Estas atividades podem ser adaptadas de acordo com o grau de alfabetização dos alunos, e podem ser adaptadas para outras turmas ou classes mais avançadas.
Segue sugestão:

Peça para que o aluno ou grupo de alunos escola uma caixa (ou saquinho) e pegue todos os objetos começados com aquela letra para formar frases ou fazer uma história; Para trabalhar oralidade e/ou a escrita, peça para o aluno descrever o objeto ou fazer propaganda dele; pode-se trabalhar letras iniciais, finais de cada objeto trazido.
Ao ler livros e outras histórias, os alunos podem desenhar personagens ou objetos pertencentes ao texto lido e colocar ilustrações no alfabeto recortar após e colocar no alfabeto concreto

Modelo de atividade com alfabeto concreto




Atividade para sondagem

Classificar figuras, letras, números e símbolos.

Professor, seus alunos sabem a diferença entre um desenho e uma letra? E a diferença entre uma letra e uma palavra? Eles já identificam alguns símbolos? Eles já sabem, da maneira deles, ler o mundo? Quais os contatos tiveram com a escrita?

O objetivo principal desta aula é saber o que os seus alunos pensam da escrita.

Duração: 90 minutos

Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando...

Coloque, em cima da carteira de cada aluno:
Uma folha de atividade (1º exemplo), cola, tesoura e uma folha para recortar (desenhos, letras,símbolos)

Motivando os alunos...

Saia com a turma pela escola, apresentando os diferentes lugares (diretoria, biblioteca, cantina,salas etc) e os funcionários (professores, diretor, funcionários da cantina etc).
Obs. Para os alunos que já sabem ler e escrever, peça para que eles anotem todos os lugares visitados, pessoas e objetos observados no passeio.

Iniciando...

Organize os alunos em círculo, no chão. Comece a aula com uma conversa descontraída, falando sobre as expectativas dos alunos ao vir para a escola. Fale também sobre o passeio pela escola. Estimule a conversa com as seguintes perguntas:

- O que vocês já ouviram falar sobre a escola?
- O que a escola tem?
- Qual é a diferença entre a escola e a sua casa?
- Quem trabalha na escola?
- O que as pessoas que trabalham na escola fazem?

Desenvolvendo...

Fale para os alunos que, ao chegar na carteira, eles encontrarão uma folha colorida, tesoura, cola e uma folha de atividade para recortar nas linhas pontilhadas com desenhos, letras, palavras, símbolos e números.
Explique a atividade: cada aluno deve recortar as fichas com os desenhos separando os grupos.
Exemplo: desenhos na cartela amarela, números na verde, letras na azul, palavras na cartela rosa e símbolos na vermelha.

Terminando...

Elogie o trabalho e o esforço dos alunos. Façam um bilhetinho endereçando elogios.
Exemplos: Fiquei feliz com o seu esforço; Parabéns pelo trabalho de hoje!
Entregue para cada aluno no final da aula.


Avaliando...

Durante a aula, observe o comportamento dos alunos e faça anotações numa folha de acompanhamento sobre os comentários e as perguntas que surgirão. Não esqueça de escrever a data.
Posteriormente, chame-os individualmente e peça para expliquem a divisão feita nas cartelas. Pergunte a eles qual é a cartela com números, com palavras, com letras etc. Complete suas anotações.
Caso os seus alunos necessitem desenvolver essa habilidade preliminar de distinguir letras, figuras, palavras, números, crie outra atividade para trabalhar esses elementos.


Adaptando...

Professor, recorte várias letras, desenhos, palavras, rótulos ou símbolos e distribua-os para que cada aluno separe e dê explicações de como ele separou os grupos.
Outra sugestão seria pedir que o aluno desenhe ou escreva em cada cartela, de acordo com o seu comando. Exemplo: na cartela azul, escreva as letras que você conhece e assim por diante.

Você também pode produzir o material (figuras, letras, números e símbolos) com adesivo, lixa, feltro, velcro) coloque sobre a mesa central e peça aos alunos, um de cada vez, que tragam um elemento para formar conjuntos no quadro.