Powered By Blogger

terça-feira, 4 de novembro de 2008

DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NA ESCRITA

Desenvolvimento do aluno na escrita


Atividade utilizando fábulas

Caro professor, essa aula tem como objetivo verificar o nível de conhecimento que o aluno tem das letras e de seu som inicial.

Duração: Aproximadamente 2 horas

Sugerimos as seguintes etapas para o bom desenvolvimento da atividade proposta:

Preparação

Você poderá escolher uma fábula contada na sua região e fazer as adaptações necessárias. Providenciar uma cópia da fábula para cada aluno e cartolinas ou saquinhos de pão. Antes de iniciar esta atividade, faça com os alunos fantoches e cenários com gravuras adequadas ao texto, colando-as em cartolinas ou saquinhos de pão, quando forem colados em cartolinas sugerimos que façam o fantoche no palito de picolé, facilitando o manuseio.
Outra sugestão: Providencie 26 caixas de sapato ou mesmo saquinhos de plástico transparentes, um para cada letra do alfabeto incluindo também as letras (K, W e o Y). As cartelas do alfabeto ilustrado seguirá em anexo para servir de modelo. Após confeccionada cada caixa com sua devida letra do alfabeto, coloque-as exposta em um cantinho da sala ou mesmo na parede caso a sua opção seja o saquinho plástico em ordem alfabética, este material deve estar ao alcance das crianças e é chamado de ALFABETO CONCRETO.

Motivação dos alunos para continuar com a atividade:

Entregue uma cópia da fábula para cada criança. Peça que elas acompanhem a sua leitura. Os alunos devem estar segurando seus fantoches e cenários feitos anteriormente. Explique que, enquanto você lê a história, eles devem estar atentos. Quando você falar o nome da personagem ou do objeto que eles seguram, eles devem levanta-los e mostrá-los para todos. Outra sugestão para trabalhar a oralidade é pedir aos alunos que contem a fábula com sua palavras. Mostrando os fantoches.

Início da atividade com o alfabeto concreto.

Após a leitura da fábula, converse com os alunos sobre o alfabeto. Mostre as caixas (ou saquinhos) com as letras. Fale para eles que todas as palavras iniciam por uma letra do alfabeto. Convide-os para colocar as figuras dos personagens e objetos da fábula dentro da caixa ou saquinho, de acordo com a letra que começa. Chame um aluno de cada vez; faça a atividade pedindo a colaboração de todos. Cada vez que a turma descobrir a letra coloque a figura dentro da caixa.

Desenvolvimento da atividade

Distribua outros objetos ou figuras de materiais conhecidos pelos alunos para colocar na caixa do alfabeto.
Outras sugestões que podem ser trabalhadas:
Construam uma lista de material escolar por exemplo: peça para que eles pesquisem as figuras e recortem, e depois para selecionarem de acordo com a letra inicial dentro da caixa
Pode-se trabalhar com, brinquedos, moedas, chave entre outros objetos.

Término da atividade

Essa atividade não precisa começar e terminar em uma aula. O trabalho com o alfabeto concreto pode ser feito durante todo o ano. O professor pode sortear duas letras por semana e pedir que os alunos tragam objetos de casa para colocar dentro das caixas

Avaliação
Ao longo de todo o processo de alfabetização os alunos precisam ser avaliados, é importante que o professor tenha a prática de observação e registro.
Observe e anote as letras que os alunos têm mais dificuldade de reconhecer. Assim, pode-se planejar melhor outras aulas para trabalhar as letras não reconhecidas.

Ampliação

Durante todo o processo de alfabetização, o professor pode continuar trabalhando com o alfabeto concreto, e objetos trazidos pelas crianças, vão sendo colocados dentro da caixa, possibilitando outras atividades como: Fazer listas, escrever histórias, ditado para trabalhar a formação de palavra, junção de sílabas iniciais para formar outras palavras, utilizando o alfabeto móvel individual.

Adaptando

Estas atividades podem ser adaptadas de acordo com o grau de alfabetização dos alunos, e podem ser adaptadas para outras turmas ou classes mais avançadas.
Segue sugestão:

Peça para que o aluno ou grupo de alunos escola uma caixa (ou saquinho) e pegue todos os objetos começados com aquela letra para formar frases ou fazer uma história; Para trabalhar oralidade e/ou a escrita, peça para o aluno descrever o objeto ou fazer propaganda dele; pode-se trabalhar letras iniciais, finais de cada objeto trazido.
Ao ler livros e outras histórias, os alunos podem desenhar personagens ou objetos pertencentes ao texto lido e colocar ilustrações no alfabeto recortar após e colocar no alfabeto concreto

Nenhum comentário: