Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Atividade de Sondagem

Objetivo: a sondagem tem como objetivo fornecer dados para que você perceba a hipótese que o aluno está fazendo sobre a escrita. Assim, você fica sabendo em que nível a criança está.
A sondagem permite que o professor forme grupos diversificados em sala de aula e escolha atividade para ajudar a criança a reformular o seu pensamento.
A sondagem pode e deve ser feita em vários em vários momentos, para que você tenha material para comparar e observar o desenvolvimento de cada aluno.

Duração: aproximadamente 20 minutos

Preparação

Cada aluno precisará de um lápis, uma borracha e as folhas de sondagem. Professor, grampeie as folhas de sondagem antes de entrega-las aos alunos
É muito importante que os alunos estejam trabalhando com o tema utilizado na sondagem. O tema é a ESCOLA. Por isso, durante a semana, faça atividades, jogos, desenhos e converse sobre a escola com seus alunos (lugares na escola, materiais usados na escola, pessoas que trabalham na escola).

Motivando os alunos

Em uma das aulas, durante a semana anterior à sondagem, dê aos alunos uma folha em branco e paça para que eles desenhem a escola.
Depois, peça que digam o que desenharam e anote no quadro. Exemplo: o aluno fala que desenhou a entrada da escola, escreva “entrada” no quadro. Peça para que eles copiem a palavra perto do desenho, fazendo uma seta indicando-º

Iniciando

Distribua para cada aluno um lápis, borracha e uma folha de sondagem. Mostre as linhas e os quadrados, explicando para que servem:
Nas linhas, ele deve escrever o que você ditar e, no retângulo, ele deve fazer o desenho do que escreveu. Deixe claro que ele deve escrever da maneira que souber. Na primeira sondagem, alguns alunos costumam falar que não sabem escrever. De forma carinhosa, incentive-os falando que todos sabem e que eles devem tentar primeiro.

Desenvolvendo

Dite uma palavra de cada vez com fluência, sem fazer pausas nas sílabas. Espere que cada aluno termine de escrever e de fazer o desenho para passar para a próxima palavra. Quando ditar frase, não faça pausas entre uma palavra e outra. Repita as palavras e as frases várias vezes.




Ditar:

- Apontador
- Escola
- Lápis
- Chão
- A escola tem muitos alunos.

- ão
- A escola tem muitos alunos.

Terminando

Elogie o trabalho dos aluno durante a atividade e ao recolher os papéis.

Avaliando.

Observe o que a criança pensa sobre a escrita, separa as letras de números, qual a fase da escrita que se encontra, pré- silábica, silábica, silábica alfabética, alfabética.

Adatptando

Para fazer a sondagem com outros temas, escolha quatro palavras ( uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e uma monossílaba, nessa ordem) e uma frase sobre o mesmo assunto, usando uma das palavras ditada.
Em classes mais avançadas, escolha um tema e peça que os alunos escrevam uma história, como souberem. Peça que leiam a história para você. Pode-se utilizar seqüência de desenhos para contar a história primeiro e depois escrever o texto.


















Seção 2 – O desenvolvimento do aluno na escrita
Atividade 1 – Sondagem Temática do nível do alfabetizando

Nome____________________________________________________________________
Professora________________________________________________________________
Escola___________________________________________________________________


SONDAGEM

Caro aluno, escreva as palavras e as frases que a sua professora ditar nas linhas abaixo. Ao lado, faça um desenho bem bonito.
Escreva do jeito que você souber.







_____________________________






























______________________________














_______________________________

















________________________________

________________________________

________________________________

________________________________