Powered By Blogger

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Atividade para sondagem

Classificar figuras, letras, números e símbolos.

Professor, seus alunos sabem a diferença entre um desenho e uma letra? E a diferença entre uma letra e uma palavra? Eles já identificam alguns símbolos? Eles já sabem, da maneira deles, ler o mundo? Quais os contatos tiveram com a escrita?

O objetivo principal desta aula é saber o que os seus alunos pensam da escrita.

Duração: 90 minutos

Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando...

Coloque, em cima da carteira de cada aluno:
Uma folha de atividade (1º exemplo), cola, tesoura e uma folha para recortar (desenhos, letras,símbolos)

Motivando os alunos...

Saia com a turma pela escola, apresentando os diferentes lugares (diretoria, biblioteca, cantina,salas etc) e os funcionários (professores, diretor, funcionários da cantina etc).
Obs. Para os alunos que já sabem ler e escrever, peça para que eles anotem todos os lugares visitados, pessoas e objetos observados no passeio.

Iniciando...

Organize os alunos em círculo, no chão. Comece a aula com uma conversa descontraída, falando sobre as expectativas dos alunos ao vir para a escola. Fale também sobre o passeio pela escola. Estimule a conversa com as seguintes perguntas:

- O que vocês já ouviram falar sobre a escola?
- O que a escola tem?
- Qual é a diferença entre a escola e a sua casa?
- Quem trabalha na escola?
- O que as pessoas que trabalham na escola fazem?

Desenvolvendo...

Fale para os alunos que, ao chegar na carteira, eles encontrarão uma folha colorida, tesoura, cola e uma folha de atividade para recortar nas linhas pontilhadas com desenhos, letras, palavras, símbolos e números.
Explique a atividade: cada aluno deve recortar as fichas com os desenhos separando os grupos.
Exemplo: desenhos na cartela amarela, números na verde, letras na azul, palavras na cartela rosa e símbolos na vermelha.

Terminando...

Elogie o trabalho e o esforço dos alunos. Façam um bilhetinho endereçando elogios.
Exemplos: Fiquei feliz com o seu esforço; Parabéns pelo trabalho de hoje!
Entregue para cada aluno no final da aula.


Avaliando...

Durante a aula, observe o comportamento dos alunos e faça anotações numa folha de acompanhamento sobre os comentários e as perguntas que surgirão. Não esqueça de escrever a data.
Posteriormente, chame-os individualmente e peça para expliquem a divisão feita nas cartelas. Pergunte a eles qual é a cartela com números, com palavras, com letras etc. Complete suas anotações.
Caso os seus alunos necessitem desenvolver essa habilidade preliminar de distinguir letras, figuras, palavras, números, crie outra atividade para trabalhar esses elementos.


Adaptando...

Professor, recorte várias letras, desenhos, palavras, rótulos ou símbolos e distribua-os para que cada aluno separe e dê explicações de como ele separou os grupos.
Outra sugestão seria pedir que o aluno desenhe ou escreva em cada cartela, de acordo com o seu comando. Exemplo: na cartela azul, escreva as letras que você conhece e assim por diante.

Você também pode produzir o material (figuras, letras, números e símbolos) com adesivo, lixa, feltro, velcro) coloque sobre a mesa central e peça aos alunos, um de cada vez, que tragam um elemento para formar conjuntos no quadro.